domingo, 27 de novembro de 2016

Em 22 de novembro a galera do Nelson Mandela invadiu o Pelô sim Senhor!

Foi tudo lindo!
Um aula de campo muda tudo!







O projeto em sua 3ª. Edição alcança seu maior objetivo: promover no alunado o pertencimento étnico e cultural e a valorização da herança africana. Ele leva  o alunado a vivenciar a educação patrimonial, as africanidades, a alteridade cultural e a tolerância religiosa. Além disso, o aluno transforma-se num investigador, um observador e coloca em prática a capacidade humana de experimentar a cultura, a identidade, a arte, a historicidade de uma forma positiva e dinâmica tendo como ponto de partida o uso do celular e a curiosidade artística e histórica. O mesmo tornou-se para o alunado da periferia da cidade uma experiência única, pois muitos dos alunos jamais saíram do subúrbio ferroviário e nunca tiveram acesso a museus e espaços culturais Com o projeto a escola tornou-se mais dinâmica, pois os alunos passaram comparecer à escola em tempo integral visando cumprir as demandas do projeto. Outro fator muito importante foi o uso do celular como máquina fotográfica ressignificando a utilização de tal tecnologia de forma positiva e inserida no processo de aprendizagem.




Através do Projeto Turista por Um Dia os alunos passaram a reconhecer o patrimônio histórico de sua cidade, a herança afro-brasileira e indígena e o respeito à diversidade, africanidades e pluralidade. A maioria dos alunos construiu uma imagem positiva de si e do outro, tornando-se sujeitos críticos, altivos e defensores da valorização do papel da mulher negra (a baiana do acarajé), da pluralidade religiosa, das africanidades, da cultura afro-brasileira e indígena e do orgulho de ser afrodescendente. 

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