domingo, 27 de novembro de 2016

3a. Edição do Projeto Turista por um Dia acontece!

Em 22 de novembro de 2016 ocorreu a 3a. edição do Projeto Educativo Turista por um Dia: Redescobrindo Salvador, Sua História, Cultura e Identidades.

ORIGEM E BREVE HISTÓRICO:
 No ano de 2004, na rede municipal da cidade de Dias D Ávila, nasceu  o Projeto Educativo Turista por Um Dia - Redescobrindo Salvador, sua História, cultura e identidades, uma proposta centrada na formação identitária do povo baiano e da pluralidade cultural a partir da visitação aos acervos dos museus e patrimônios culturais existentes em Salvador e Pelourinho - Centro Histórico.  
 Desde 2010 o referido projeto vem acontecendo, esporadicamente, na rede estadual de ensino: nos anos de 2010 e 2011  no Colégio Estadual Edson Tenório de Albuquerque em Paripe e a partir de 2013 no Colégio Estadual Nelson Mandela, situado no bairro de Periperi – subúrbio ferroviário, tornando-se uma das ações pedagógicas com bastante notoriedade na comunidade escolar. Já em 2013 e 2014,o mesmo foi implementado com êxito em outros programas do Governo: O Programa Mais Educação e o Ressignificando a Aprendizagem Escolar do MEC ambos, no Colégio Estadual Nelson Mandela. 
FOTOS DA 1a. e 2a. edição do Turista por Um Dia 








Pelo seu sucesso pedagógico, em 2015, o mesmo foi referenciado na ação “Eu amo  Professor”, do Educar para Transformar, promovida pela Secretaria de Educação e o Governo da Bahia  :
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O presente projeto promove uma grande mudança de visão de si e do outro no alunado, pois a partir da tomada de consciência de sua identidade e da valorização das africanidades o aluno passa a reconhecer e compreender os traços culturais e o imaginário dos africanos e de seus descendentes no Brasil, e situar tais produções na construção da nação brasileira (SILVA, 2001, p.152).
O presente trabalho justifica-se por si próprio, tendo em vista colocar em prática as diretrizes presentes na Lei 10.639/03, complementada em 2008 pela Lei 11.645/08. Ao alterar a LDB e determinar o ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas de educação básica, oficiais e particulares.

Objetivo Geral:
Promover  o pertencimento, o resgate da identidade, a  valorização das africanidades e o conhecimento da História e da cultura afro-brasileira e indígena,  através de aula de campo, visitação a  museus e patrimônios históricos da cidade do Salvador.

Objetivos Específicos:
- Conhecer e trabalhar as diversas fontes históricas e a coleta de dados por meio da pesquisa historiográfica e da fotografia;
- Promover a valorização do acervo dos museus, monumentos e da diversidade cultural presente no centro histórico da cidade do Salvador;
 - Sensibilizar  o aluno sobre a valorização e respeito aos patrimônios históricos e culturais e o respeitos à religiosidade de matiz africana e indígena e ao sincretismo afro-brasileiro.
-  Desenvolver o senso historiográfico e investigativo do alunado;
- Permitir o trabalho em grupo e o conhecimento por meio da interdisciplinaridade;
-  Romper com velhos preconceitos e a visão distorcida sobre a África e as africanidades;
- Promover o contato com a arte, a fotografia, a iconografia e a tecnologia numa visão artística;
- Possibilitar o uso do celular como recurso pedagógico;
- Inserir o uso das tic´s como ferramenta pedagógica e promotora do protagonismo juvenil;
- Promover o cruzamento entre conteúdos de literatura, arte e história visando um conhecimento Interdisciplinar.

Metodologia: a presente proposta realizar-se-á em várias etapas: 
1ª. Etapa = a sensibilização = A turma será convidada a refletir o papel das africanidades e a influência da cultura africana e indígena na formação identitária do povo baiano e brasileiro. A partir de textos, músicas, slides a turma será desafiada a participar do Projeto Turista por Um Dia e fazer o registro fotográfico e visual do acervo dos museus e patrimônios do Pelourinho em forma de grupos de turistas e investigadores.

2ª. Etapa = a visitação =  Divididos em  grupos os alunos munidos do kit Turista Por Um Dia (cartilha educativa, celular ou máquina, bloco de notas), e monitorados pelos  professores,  farão visitas e registros fotográficos e escritos sobre o acervo de museus, os marcos históricos, os pontos turísticos, a arte, a literatura e  os  monumentos históricos existentes no centro histórico de Salvador (Pelourinho). 
3ª. Etapa - Após visitação os grupos de  alunos deverão selecionar todo material fotográfico e textual e produzir um vídeo tipo portfólio contendo as experiências vivenciadas durante o Projeto Turista por Um Dia.
 4ª. Etapa = Exposição dos melhores registros fotográficos e mostra dos vídeos na Semana do Samba.
AÇÕES INTERDISCIPLINARES
                                                                                       
Artes: A presença da arte africana e afro-brasileira na cultura afo-brasileira e o papel das africanidades na expressão artística.
História = Conceito de : africanidades, identidade, pelourinho, candaces. O papel histórico e cultural das candaces brasileiras: as baianas do acarajé. A cultura africana presente na obra do Etnólogo e Fotógrafo Pierra Verger e do Literário Jorge Amado.
Literatura = A presença da africanidade na obra Literária de Jorge Amado e a linguagem africana em nosso cotidiano.
Geografia = Mapeamento e levantamento geográfico do sitio arqueológico do Centro Histórico e o papel da baía de todos os santos.

CRONOGRAMA
I e II Unidade = Problematização dos conteúdos: África berço da humanidade, a arte na História antiga (das pinturas rupestres às pirâmides, as candaces, pluralidade cultural, etnocentrismo, os reinos africanos (seminário).
SET/OUT = Divulgação do Projeto, socialização dos conteúdos e conceitos em sala de aula. Agendamento dos espaços a serem visitados.
NOVEMBRO = Realização da aula de campo no centro histórico e visita aos museus
NOV/DEZ = Revelação das fotos, organização dos stands e da exposição, preparação de vídeos sobre o projeto.
 DEZEMBRO = Exposição e culminância das fotos do Projeto na Semana do Samba 
RECURSOS:-  3 ônibus com 40 lugares
- 100 camisas e sacolas de pano personalizadas (opcional)
- 30 mapas da cidade do Salvador
- 100 Cartilha Educativa com as paradas e visitações 
- 40 cds  para produção do vídeo sobre o Projeto
-  revelação das fotos para exposição (responsabilidades dos grupos de alunos)

- celulares ou  câmaras fotográficas (responsabilidade dos grupos de  alunos)
CONCLUSÃO: Através do Projeto Turista por Um Dia os alunos passaram a reconhecer o patrimônio histórico de sua cidade, a herança afro-brasileira e indígena e o respeito à diversidade, africanidades e pluralidade. A maioria dos alunos construiu uma imagem positiva de si e do outro, tornando-se sujeitos críticos, altivos e defensores da valorização do papel da mulher negra (a baiana do acarajé), da pluralidade religiosa, das africanidades, da cultura afro-brasileira e indígena e do orgulho de ser afrodescendente.
 

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