Em 22 de novembro de 2016 ocorreu a 3a. edição do Projeto Educativo Turista por um Dia: Redescobrindo Salvador, Sua História, Cultura e Identidades.
ORIGEM E BREVE HISTÓRICO:
No ano de 2004, na rede municipal
da cidade de Dias D Ávila, nasceu o Projeto Educativo Turista por Um Dia -
Redescobrindo Salvador, sua História, cultura e identidades, uma proposta centrada na formação identitária do povo baiano e da
pluralidade cultural a partir da visitação aos acervos dos museus e patrimônios
culturais existentes em Salvador e Pelourinho - Centro Histórico.
Desde 2010 o referido projeto vem acontecendo,
esporadicamente, na rede estadual de ensino: nos anos de 2010 e 2011 no Colégio Estadual Edson Tenório de
Albuquerque em Paripe e a partir de 2013 no Colégio Estadual Nelson Mandela,
situado no bairro de Periperi – subúrbio ferroviário, tornando-se uma das ações
pedagógicas com bastante notoriedade na comunidade escolar. Já em 2013 e 2014,o mesmo foi implementado com êxito em outros programas do Governo: O Programa Mais Educação e o Ressignificando a Aprendizagem Escolar do MEC ambos, no Colégio Estadual Nelson Mandela.
FOTOS DA 1a. e 2a. edição do Turista por Um Dia
Pelo seu
sucesso pedagógico, em 2015, o mesmo foi referenciado na ação “Eu amo Professor”, do Educar para Transformar,
promovida pela Secretaria de Educação e o Governo da Bahia :
(click ctrl + enter para acessar)
O presente projeto promove uma grande mudança de visão
de si e do outro no alunado, pois a partir da tomada de consciência de sua
identidade e da valorização das africanidades o aluno passa a reconhecer e
compreender os traços culturais e o imaginário dos africanos e de seus
descendentes no Brasil, e situar tais produções na construção da nação
brasileira (SILVA, 2001, p.152).
O presente trabalho
justifica-se por si próprio, tendo em vista colocar em prática as diretrizes
presentes na Lei 10.639/03, complementada em 2008 pela Lei 11.645/08. Ao alterar a LDB e determinar o
ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas de
educação básica, oficiais e particulares.
Objetivo
Geral:
Promover o pertencimento, o resgate da
identidade, a valorização das
africanidades e o conhecimento da História e da cultura afro-brasileira e
indígena, através de aula de campo,
visitação a museus e patrimônios
históricos da cidade do Salvador.
Objetivos Específicos:
-
Conhecer e trabalhar as diversas fontes históricas e a coleta de dados por meio
da pesquisa historiográfica e da fotografia;
-
Promover a valorização do acervo dos museus, monumentos e da diversidade
cultural presente no centro histórico da cidade do Salvador;
- Sensibilizar
o aluno sobre a valorização e respeito aos patrimônios históricos e
culturais e o respeitos à religiosidade de matiz africana e indígena e ao
sincretismo afro-brasileiro.
- Desenvolver o senso historiográfico e
investigativo do alunado;
-
Permitir o trabalho em grupo e o conhecimento por meio da interdisciplinaridade;
- Romper com velhos preconceitos e a visão
distorcida sobre a África e as africanidades;
-
Promover o contato com a arte, a fotografia, a iconografia e a tecnologia numa
visão artística;
-
Possibilitar o uso do celular como recurso pedagógico;
-
Inserir o uso das tic´s como ferramenta pedagógica e promotora do protagonismo
juvenil;
-
Promover o cruzamento entre conteúdos de literatura, arte e história visando um
conhecimento Interdisciplinar.
Metodologia: a presente proposta
realizar-se-á em várias etapas:
1ª. Etapa = a sensibilização = A turma será
convidada a refletir o papel das africanidades e a influência da cultura
africana e indígena na formação identitária do povo baiano e brasileiro. A
partir de textos, músicas, slides a turma será desafiada a participar do
Projeto Turista por Um Dia e fazer o registro fotográfico e visual do acervo
dos museus e patrimônios do Pelourinho em forma de grupos de turistas e
investigadores.
2ª. Etapa = a visitação = Divididos em
grupos os alunos munidos do kit Turista Por Um Dia (cartilha educativa, celular
ou máquina, bloco de notas), e monitorados pelos professores, farão visitas e registros fotográficos e
escritos sobre o acervo de museus, os marcos históricos, os pontos turísticos,
a arte, a literatura e os monumentos históricos existentes no centro histórico
de Salvador (Pelourinho).
3ª. Etapa - Após visitação os grupos de
alunos deverão selecionar todo material fotográfico e textual e produzir
um vídeo tipo portfólio contendo as experiências vivenciadas durante o Projeto
Turista por Um Dia.
4ª.
Etapa = Exposição dos melhores registros fotográficos e mostra dos vídeos na Semana do Samba.
AÇÕES INTERDISCIPLINARES
Artes:
A presença da arte africana e afro-brasileira na cultura afo-brasileira e o
papel das africanidades na expressão artística.
História
= Conceito de : africanidades, identidade, pelourinho, candaces. O papel
histórico e cultural das candaces brasileiras: as baianas do acarajé. A cultura
africana presente na obra do Etnólogo e Fotógrafo Pierra Verger e do Literário
Jorge Amado.
Literatura
= A presença da africanidade na obra Literária de Jorge Amado e a linguagem
africana em nosso cotidiano.
Geografia
= Mapeamento e levantamento geográfico do sitio arqueológico do Centro
Histórico e o papel da baía de todos os santos.
CRONOGRAMA
I e II Unidade = Problematização dos conteúdos: África berço da humanidade, a arte na História antiga (das pinturas rupestres às pirâmides, as candaces, pluralidade cultural, etnocentrismo, os reinos africanos (seminário).
SET/OUT = Divulgação do Projeto, socialização dos
conteúdos e conceitos em sala de aula. Agendamento dos espaços a serem
visitados.
NOVEMBRO
= Realização da aula de campo no centro histórico e visita aos museus
NOV/DEZ
= Revelação das fotos, organização dos stands e da exposição, preparação de
vídeos sobre o projeto.
DEZEMBRO =
Exposição e culminância das fotos do Projeto na Semana do Samba
RECURSOS:- 3 ônibus com 40 lugares
RECURSOS:- 3 ônibus com 40 lugares
- 100 camisas e sacolas de pano personalizadas
(opcional)
- 30 mapas da cidade do Salvador
- 100 Cartilha Educativa com as paradas e
visitações
- 40 cds
para produção do vídeo sobre o Projeto
- revelação das fotos para exposição (responsabilidades dos grupos de alunos)
- revelação das fotos para exposição (responsabilidades dos grupos de alunos)
- celulares ou câmaras fotográficas (responsabilidade
dos grupos de alunos)
CONCLUSÃO: Através
do Projeto Turista por Um Dia os alunos passaram a reconhecer o patrimônio
histórico de sua cidade, a herança afro-brasileira e indígena e o respeito à
diversidade, africanidades e pluralidade. A maioria dos alunos construiu uma
imagem positiva de si e do outro, tornando-se sujeitos críticos, altivos e
defensores da valorização do papel da mulher negra (a baiana do acarajé), da
pluralidade religiosa, das africanidades, da cultura afro-brasileira e indígena
e do orgulho de ser afrodescendente.
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