Olá. Meu nome é Lucineide, mas para encurtar todo mundo me chama de Luci, sou católica, casada, tenho 2 filhos lindos (Janaina 12 anos e João Gabriel, 18 meses), libriana, rubro-negra roxa, guerreira e uma professora de História com muito orgulho.
Nasci em 14 de outubro de 1972, na cidade Maceió, estado de Alagoas, Nordeste, Brasil. Sou a única filha com diploma universitário dos filhos de minha mãe - Dona Irene - uma nordestina semi-analfabeta que me ensinou a ser uma mulher forte e senhora do meu destino.
Em 1990 anos fiz as malas e com mta coragem vim fazer faculdade em Salvador - Bahia. Sempre gostei das letras, de contar causos e histórias e de lutar pelos direitos dos menos favorecidos. E assim me apaixonei pelo curso de História da Universidade Federal da Bahia e ao tentar o meu primeiro vestibular fui aprovada com mérito. Não foi fácil conciliar os estudos acadêmicos e o trabalho (fui vendedora e aux de secretaria) mas tive garra e como boa nordestina fui vitoriosa: recebi o meu diploma em licenciatura em História pela UFBA em março de 1998.
Dois anos após fui aprovada no concurso para professor efetivo da secretaria da educação do estado da Bahia. Já lecionei em Lobato, São Caetano, Dias d Ávila, Paripe. Sempre optei em prestar o meu serviço como educadora para a comunidade da periferia, onde posso fazer a diferença pois acredito no poder transformador dos estudos para o aluno pobre e que luta contra toda exclusão que ainda impera na sociedade!
Sou uma professora meio maluquinha...detesto dar aulas tradicionais..gosto de desafiar os alunos a pensar, a refletir, a se colocar no lugar do personagem histórico, de voar alto...muito alto.
Em 2010 fiz um curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Aprimorei mais ainda o conhecimento sobre o negro e o papel da mulher negra na História e no livro didático pois é preciso dizer não a exclusão da mulher e em especial a mulher negra!
No Colégio Estadual Edson Tenório de Albuquerque - Paripe criei um projeto de valorização da negritude, combate ao racismo e reflexão sobre o papel do negro na sociedade depois da criação da lei 10639.03. Os melhores momentos do projeto estão no blog:
http://projetoafro-consciente.blogspot.com.br
Em 2011 afastei-me das atividades acadêmicas e pedagógicas para realizar um tratamento na luta por um grande sonho: ser novamente mãe. E em 21.06.2011 eu e meu esposo, também professor, fomos abençoados com a chega de um anjo lindo do céu: João Gabriel!
Em 2011 partilhei do meu trabalho sobre a mulher negra no livro didático numa palestra no Colégio Castelo Branco. Tive a primeira boa impressão dos alunos do ensino médio, pois a primeira impressão é a que fica!!
Em agosto de 2012, em nome dessa boa impressão, aceitei o convite da direção do Colégio Castelo Branco para ser vice-diretora e agora professora dos alunos do ensino médio... o que espero seja um grande aprendizado de ambas as partes...
Essa sou eu....o resto só convivendo para descobrir...um abraço!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário