DITADURA NUNCA MAIS!SOMOS C.E. NELSON MANDELA!SOMOS DE PAZ!
Como professora de História encerro esse processo com a sensação de dever cumprido e a certeza que a escola é um espaço de construção da cidadania, do debate e da participação democrática. Todos estão de parabéns pois todos são protagonistas desse momento histórico de nossa Unidade Escolar. Agradeço a diretora Olviia Costa por mais uma vez levantar a bandeira da mudança do nome e ter indicado o símbolo da PAZ Nelson Mandela, agradeço aos convidados do 1o. debate sobre Ditadura Militar, aos professores que indicaram os outros ilustres nomes (Milton Santos, Paulo Freire e Carlos Lamarca), aos mestres de Humanas por terem abraçado a proposta do mini-projeto "Vamos apagar o nome do Ditador.Conhecer a biografia dos nomes para bem escolher" e produzido excelentes trabalhos, videos e pesquisas e agradeço a todos da comunidade escolar pela participação democrática. Em 05 de junho de 2014 a maioria decidiu por Madiba Nelson Mandela mas TODOS apagamos o nome do Ditador da nossa escola! Agora é um tempo novo! Tempo de outras mudanças até mais importantes, novas posturas e novas atitudes..É claro que o nome não vai resolver todos os nossos entraves vivenciados pela educação no cotidiano, mas tenho certeza que o peso do nome Nelson Mandela trará uma força, uma garra, uma energia positiva, um impacto na sociedade que com certeza produzirá belas e verdadeiras mudanças! E vamos caminhar..pois a mudança não terminou na eleição de Nelson Mandela...ela já foi iniciada e agora ela deve continuar...Viva a PAZ, pois a Paz é a gente que FAZ....!!
A prova disso é a cobertura POSITIVA da mudança do nome por diversos sites de notícias e informações dos quais compartilho:
A prova disso é a cobertura POSITIVA da mudança do nome por diversos sites de notícias e informações dos quais compartilho:
Em mais uma decisão histórica, o Colégio Estadual Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco trocou o nome para Colégio Estadual "Madiba" Nelson Mandela através de uma eleição com a participação de alunos, funcionários, professores e pais realizada na última quinta-feira (5.06.2014). O nome de Nelson Mandela teve 496 votos, ficando em primeiro lugar; o segundo mais votado foi o geógrafo Milton Santos, com 209 votos, e em terceiro e quarto lugares o guerrilheiro Carlos Lamarca, com 203 votos, e o educador Paulo Freire, com 61 votos. Outros 13 anularam e 26 votaram em branco.
(http://www.carosamigos.com.br/index.php/cotidiano-2/4189-salvador-colegio-castelo-branco-muda-nome-para-mandela)A instituição se chamava Colégio Estadual Humberto Alencar Castelo Branco e quis alterar o atual nome por ser de um presidente que regeu o País durante a Ditadura Militar
http://noticias.r7.com/educacao/escola-de-salvador-vai-se-chamar-nelson-mandela-06062014
Para diretora da UBES no estado, Rose Silva, a movimentação é exemplar para todo o país no combate aos resquícios da ditadura e indicativo positivo à prática da cidadania. “A escola vive um tempo fervoroso, de muitos debates e participação de todos. A disputa eleitoral está acirrada entre Mandela e Milton. Toda comunidade escolar está de parabéns pelo exemplo de participação política e democrática”, parabeniza a líder estudantil.
http://www.ubes.org.br/2014/escola-da-bahia-retira-ditador-do-nome-da-instituicao/
MAIS: