segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

0 ENCERRAMENTO DO PROJETO TURISTA POR UM DIA FOI UMA LINDA QUIZOMBA!!VALEU DEMAIS!


Encerramos as atividades do nosso projeto com muita alegria e samba no pé...
Quero agradecer a todos, de A a Z, que prestigiaram e partilharam  o conhecimento!
Obrigada aos alunos pelas suas habilidades artísticas, poéticas, danças afro, pelos murais e tudo produzido dentro da proposta dos debates sobre o papel da Lei 11.645/08!
Obrigada a gestão pelo apoio incondicional e equipe da cantina pela deliciosa feijoada ao som de muito samba poiso Samba é de raiz, Viva o samba viva!


.




jetoturistaporumdia@bol.com.br


PROJETO TURISTA POR UM DIA: REDESCOBRINDO SALVADOR, SUA HISTORIA, CULTURA E IDENTIDADES!

Quero parabenizar aos alunos que vestiram a camisa do Projeto Turista por Um Dia e levaram toda a alegria e sede de conhecimento histórico e cultural para as ruas do Pelô no último dia 27.11.13 encerrando as atividades de campo e visitas aos museus com muito AsÉ!!






EM 23.11.13 A PRAÇA DA REVOLUÇÃO FOI A PRAÇA DO CASTELÃO!!DIA EI SÓ SUCESSO!

Caríssimos alunos reproduzo o depoimento da nossa querida Diretora sobre o dia EI!!: 

"Queridos,

O Dia EI foi realmente o DIA.

Os nossos alunos brilharam lindamente junto com o sol. 
Caminhada linda! Exposições, grafite, capoeira, Araketu Mirin, mães, pais, avós, feirante, tudo junto e misturado, e lá estávamos com aquele belo sorriso e o orgulho de ser CASTELO BRANCO.
(...)  Muito bom!!! Obrigada e temos certeza que o dia EI do Castelo continuará em 2014, 15, 16...
Deu certo, mais que certo!!!
A praça Castro Alves é do povo e a pç da Revolução é do Castelo!

Um beijo e abraço do tamanho da minha felicidade,
Olívia"

NOSSA GINCANA FOI MIL!!




quinta-feira, 24 de outubro de 2013

COMUNICADO URGENTE!!!URGENTÍSSIMO!

Olá meninos e meninas..Paz  e bem!

Infelizmente meu PC morreu  e não foi possível postar  a revisão a tempo...!!
mas fiquem calmos.... independente do Blog o bom estudante tem sempre SUCESSO!




sexta-feira, 11 de outubro de 2013

BASTA!PROFESSOR MERECE RESPEITO!

 Quase 20% dos professores da rede básica de ensino do Estado de São Paulo sofrem de depressão. O dado foi revelado pelo levantamento A Saúde do Professor na Rede Estadual de Ensino, feito pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) em parceria com o Dieese.
Segundo o levantamento, divulgado com exclusividade para o R7, entre as pessoas que sofrem depressão, 57% acaba se afastando as aulas.

A pesquisa mostra que, além da depressão, os transtornos de ansiedade, também interferem na probabilidade de afastamento do professor. O estudo com 2.500 professores da rede revelou que 23% deles sofrem de ansiedade ou síndrome do pânico.

Segundo a presidente do sindicato, Maria Izabel Noronha Azevedo, o dado pode impulsionar políticas mais efetivas para tratar e prevenir a depressão entre professores.

— A vida do professor não morre na sala de aula, por isso, temos uma luta grande para implementar a jornada do piso salarial, que deve garantir tempo para que o professor possa preparar suas aulas e receber por isso.

Afastamento por doenças
De acordo com a pesquisa, apesar dos altos índices de doenças psicológicas, os problemas físicos são os que mais causam o afastamento. Segundo a secretaria de gestão pública do Estado, 3.817 professores efetivos estão afastados.
A hipertensão arterial atinge 30% dos professores. Em 2011, 37,6% dos professores que tiverem diabetes e 42% dos que tiveram asma, bronquite e outros problemas respiratórios foram afastados.

Para Maria Izabel, o governo precisa montar um grupo para trabalhar diretamente nas escolas e descobrir o motivo do adoecimento psicológico.
— O governo precisa definir o que quer da educação, de fato, e não procurar culpados. Quando eles fazem isso, quem fica doente somos nós. Nós somamos todas as profissões, não tem cabimento ficarmos largados, sem um olhar humano sobre nossos problemas.

creditos: www.r7.com


E  na BAHIA a realidade não é muito diferente!!!Acesse :

http://noticias.r7.com/videos/perigo-na-escola-professores-sofrem-de-depressao-e-sindrome-do-panico/idmedia/521e94930cf26c5058b33a03.html

AO MESTRE COM CARINHO!PROFESSOR OBRIGADO!


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

04 DE OUTUBRO!SALVE O MENSAGEIRO DA PAZ!



Olá galera do Ensino Médio!

Como boa devota de São Francisco de Assis desejo a todos PAZ E BEM!!

Biografia: Francisco  (1182-1226) nasceu em Assis, na Itália, no dia 5 de julho de 1182. Era filho de Joana e Pedro Bernardone Maricone, rico mercador e comerciante de tecidos. Suas mercadorias eram vendidas na praça central da cidade de Assis. Estudou na escola Episcopal, onde aprendeu a ler, escrever e principalmente contar. Enriquecer era uma obsessão naquela época. Ajudou seu pai no comércio, mas viver atrás de um balcão não era trabalho que o atraísse.
QUER SABER MAIS ENTÃO LINK AI:
http://www.e-biografias.net/sao_francisco_de_assis/

E AI TUDO EM PAZ! POIS A PAZ É A GENTE QUE FAZ VIU!VAMOS CANTAR COM ZIZI POSSI A PAZ!

http://www.youtube.com/watch?v=nC-pTIfE37Q

Um abraço!

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DÁRIO DE AULAS DO 3o. ANO III UNIDADE





TEMA: O MUNDO EM GUERRAS, AS GUERRAS DO MUNDO!

AULA 01 : O PAPEL DA 1A. GUERRA MUNDIAL - 01 a 04.10.13

PARA PENSAR? : POR QUE O HOMEM FAZ GUERRAS CONTRA O SEU PRÓXIMO?!!!!




http://www.youtube.com/watch?v=86XWY1UEQPs



E ai galera do terceirão...Paz e Bem..Saudades...mas vamos  q vamos que o ENEM tá  na porta viu!!Lá vem o ENEM ....estudar e estudar pra detonar viu!!

atividade: após reflexão sobre os vídeos e o  debatido em sala elabore um texto sobre o tema da aula e sua opinião sobre a 1a. grande guerra. (vale 1,0)
Elabore também um reflexão sobre a música 
um abraço franciscano!!

Pró Luci Vieira 

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

PROJETO TURISTA POR UM DIA : : REDESCOBRINDO SALVADOR, SUA HISTÓRIA, CULTURA E IDENTIDADES

Oi galera do segundão! Muito bom partilhar com vocês a História da nossa linda cidade no Projeto Turista por Um Dia!Aos alunos dos 2o. anos A, B e C o nosso sincero parabéns!!Paz e bem!!






Essa foto é o grande mérito do Projeto!O estudante usando o celular de forma positiva e em prol da busca pelo conhecimento...pois conhecimento é tudo!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

PROJETO TURISTA POR UM DIA!FIQUE POR DENTRO!VAMOS BRILHAR!!

PROJETO EDUCATIVO TURISTA POR UM DIA
(Projeto de autoria das professoras Lucineide Vieira e Rosana Pereira – Município de Dias D Ávila -  Bahia )
TEMA: :  REDESCOBRINDO SALVADOR, SUA HISTORIA, SUA CULTURA E IDENTIDADES.


Público Alvo: alunos do 2º. Ano do Ensino Médio

Conteúdo: Colonização do Brasil, fundação da cidade de Salvador, Governo geral, miscigenação, cultura afro-indígena, fotografia, valores, ética, patrimônio cultural.

Disciplina: História

Docente : Lucineide Vieira

Areas : Linguagens e Ciências Humanas

Duração: duas unidades 

Objetivo Geral: Promover  o conhecimento histórico da cidade do Salvador e seus patrimônios bem como a valorização da História da Bahia e da cultura afro brasileira e indígena.

Objetivos:
- conhecer e trabalhar as diversas fontes históricas e a coleta de dados por meio da pesquisa historiográfica e da fotografia
- Promover a valorização do acervo dos museus, dos monumentos e espaços históricos da cidade do Salvador.
- Promover o contato com a fotografia, a iconografia e a tecnologia de forma pedagógica

Justificativa: Apesar de viver na primeira capital do Brasil e centro da cultura afro-brasileira  e indígena muitos alunos desconhecem a origem, a História  e os principais pontos turísticos, históricos e culturais da Cidade do Salvador. O presente projeto pretende promover um  olhar mais detalhado dos principais pontos históricos que contam a fundação, a história  e representam a cultura da cidade do Salvador e registram a herança deixada pelos primeiros habitantes. Ele também permitirá o espírito de pesquisa historiográfica e o contato com fontes históricas e museus, além de outros espaços históricos de Salvador. Além disso, o citado projeto está justificado pela proposta da Lei 10639.03 e 11.645.09 haja que vista que pretende promover o reconhecimento e a valorização da ancestralidade  indígena e africana no processo de  fundação e formação sociocultural do povo baiano.


 Metodologia: a presente proposta realizar-se-á em várias etapas:

1ª. Etapa = a sensibilização = A partir do conteúdo sobre a montagem da colonização portuguesa no Brasil colonial os alunos será solicitada pesquisa sobre a fundação da cidade do Salvador dando inicio a formação de  grupos de turistas e historiadores.

2ª. Etapa = a visitação =  Em grupos de 5 ou 6 os alunos farão visitas e registros fotográficos de acervo de museus, marcos históricos, pontos turísticos e monumentos que promovam o conhecimento histórico e cultural da cidade de Salvador e o contato com a cultura afro-brasileira e indígena. Para tanto terão como roteiro uma cartilha informativa e o KIT Turista por um dia!

3ª. Etapa - Após as visitas serão analisadas, em sala de aula, as observações realizadas pelos alunos. Será solicitada a produção de relatórios, pinturas, músicas, poesias sobre os acervos visitados. 
Os grupos de  alunos deverão confeccionar uma exposição das melhores fotos em banner, mural e portfólio.

4ª. Etapa = Divulgação no blog historiandonanett.blogspot.com.br  dos momentos principais do projeto.

5ª. Etapa = Exposição dos melhores registros fotográficos no I Festival Cultural Nelson Mandela

CRONOGRAMA

SETEMBRO = 1a. visitação 
OUTUBRO = 2a. visitação
NOVEMBRO = Revelação das fotos, organização dos stands e da exposição, preparação de vídeos sobre o projeto e o que ocorrer.
DEZEMBRO = Exposição e culminância no I Festival Cultural Nelson Mandela



RECURSOS:

ônibus
- celulares ou  câmaras fotográficas (os alunos devem providenciar e assumem a responsabilidade pelos mesmos)
- Kit Turista por um Dia
- Cartilha

Desde já meus agradecimentos a Direção, a coordenação e aos professores pelo apoio ao Projeto, as funcionárias e mães voluntárias.



OBS. SEGUE SITES DE DICAS PARA REGISTROS FOTOGRÁFICOS E VISITAS A MUSEUS


http://www.kodak.com.br/ek/BR/pt/Organize_Print_Share/Mobile_Photography/Tips_for_Camera_Phone_Pictures/Vers_o_html_das_dicas_para_a_c_mera_do_telefone_celular.htm


http://revistamarieclaire.globo.com/Lifestyle/noticia/2013/02/dez-dicas-para-fotografar-bem-com-o-celular.html

http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/museus-emocao-e-aprendizagem

Sua participação nesse projeto é muito importante!!Um abraço!

ATENÇÃOS OS GRUPOS DE TURISTAS DEVEM MANDAR AS 10 MELHORES FOTOS PARA O EMAIL:


projetoturistaporumdia@bol.com.br até 18.10.13

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Quem tem um homem para chamar de Pai tem um porto seguro!

 
Um forte abraço aos vossos pais e as alunos que assumiram com responsabilidade a jovem paternidade!!Pois não basta ser Pai tem que ser Presença!

Estudante!O Futuro está em suas mãos!




Ser Estudante... Tarefa difícil, mas não impossível tarefa que exige muita batalha, muito esforço, tarefa que deve ser feita com o coração Parabéns, feliz dia do estudante! Sucesso nos estudos e na vida!                                                                                    
Um abraço fraterno. Profa. Luci

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Salve o Caboclo!Maria Quitéria e os heróis baianos do 2 de Julho!

Ei moços e moças...paz e bem...que bom revê-los!!



Você já ouviu o ditado tá com problema "Vá chorar no pé do caboclo!"
Essa expressão faz referência aos pedidos feitos pelos populares no monumento ao caboclo e a cabocla, figuras importantes nas celebrações patrióticas do desfile do 2 de Julho em Salvador. E você já foi a lapinha prestar homenagem aos nossos heróis ainda esquecidos nos livros e em outras regiões do Brasil.. não conhece essa História da luta e da garra do povo  baiano ... então click aqui e fique por dentro:

http://www.culturatododia.salvador.ba.gov.br/festa-modelo.php?festa=10

http://www.vaibahia.com.br/2008/04/nazar-das-farinhas.html

http://www2.tv.ufba.br/programacao/tvufbadoc

http://blog.lmtransportes.com.br/dois-de-julho-uma-homenagem-aos-herois-da-independencia-da-bahia.html

                                                                                  

ATIVIDADE: Elabore um texto dissertativo com sua opinião sobre a importância do 2 de julho para nossa História.
um super abraço

Pró Lucy

segunda-feira, 20 de maio de 2013

2013! 10 anos da criação da Lei 10639! Viva a africanidade!!





 No ano de 1963, 32 Chefes de Estado africanos [com ideias contrárias à subordinação a que o continente estava submetido durante séculos (colonialismo, neocolonialismo e "partilha da África")] se reuiniram e fundaram a Organização da Unidade Africana (OUA). 

Essa organização tinha como princípios:
·                     defesa da independência dos países africanos colonizados;
·                     luta contra toda e qualquer manifestação de colonialismo ou neocolonialismo;
·                     promoção da paz e da solidariedade entre os países africanos;
·                     defesa dos interesses políticos, económicos e sociais dos países-membros e da África em geral. 
Como a  Organização da Unidade Africana (OUA) não conseguiu resolver os conflitos surgidos, em 2002 ela foi dissolvida. No mesmo ano foi criada a União Africana.

Mesmo com a dissolução da OUA, a data de 25 de maio (de 1963) foi mantida como o Dia da África, pela iniciativa de luta pela liberdade.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Escravidão nunca mais!!











Por Noé Gomes






No dia 13 de maio de 1888 oficialmente é mencionado no calendário oficial, como marco final da escravidão no Brasil, que desde o período colonial, em 1500, os seus colonizadores (os portugueses) adotaram o escravismo como mão-de-obra para a extração de nossas riquezas.


O processo de escravidão no Brasil, começou com os indígenas, quando nos 30 primeiros anos de ocupação portuguesa em solo brasileiro viveu o ciclo da extração do pau-brasil para a Europa, onde os indígenas eram usados neste momento, tendo os portugueses valendo-se do escambo para a concretização deste processo. Nos anos posteriores, teve inicio o Ciclo do Açucar, onde os colonizadores tentaram cooptar a mão-de-obra escrava indígena, mas sem sucesso. Ainda no século XVI, em substituição a mão-de-obra nativa, vieram os primeiros negros que até o século XIX, que foram subjugados ao poder dos colonizadores portugueses.


A mão-de-obra escrava negra, foi substituída pelos colonizadores europeus a partir da segunda década do século XIX, desde então o negro torna-se um agente á margem da sociedade, pois liberto do processo escravocrata acaba vivendo a falta de oportunidades.


O 13 de maio é contestado pelo Movimento Negro, que elegeu o dia 21 de novembro como a data da Consciência Negra, mas porque não fazer de hoje, uma data de reflexão? Mesmo sendo oficialista, penso que o 13 de maio pode servir para o debate e reflexão do negro hoje. Este debate tem que ser feito principalmente na Escola. O antropólogo Kabengele Munanga, na página 15 do livro "Superando o Racismo na Escola", na condição de organizador da obra, faz um apontamento importante:


Partindo da tomada de consciência dessa realidade, sabemos que nossos instrumentos de trabalho na escola e na sala de aula, isto é, os livros e outros materiais didáticos visuais e audiovisuais carregam os mesmo conteúdos viciados, depreciativos e preconceituoso em relação aos povos e culturas não oriundos do mundo ocidental. Os mesmos preconceitos permeiam também o cotidiano das relações sociais de alunos entre si e de alunos com professores no espaço escolar. No entanto, alguns professores, por falta de preparo ou por preconceitos neles introjetados, não sabem lançar mão das situações flagrantes de discriminação no espaço escolar e na sala como momento pedagógico privilegiado para discutir a diversidade e conscientizar seus alunos sobre a importância e a riqueza que ela traz à nossa cul



tura e à nossa identidade nacional. Na maioria dos casos, praticam a política de avestruz ou sentem pena dos "coitadinhos" (...)


Proponho a todos nós docentes de escolas públicas e/ ou privadas a fazermos uma reflexão crítica sobre a simbologia desta data. Afirmar que o 13 de maio é uma data oficialista, o que não deixa de ser verdade, é muito pouco! Penso que não pode haver um hiato entre o 13 de maio e o 21 de novembro. Por isso, esta data pode servir de pontapé inicial de uma reflexão sobre o papel do negro em nossa história.


Numa visão de uma "História Vista de Baixo", o 13 de maio com certeza é uma data que nada tem de popular e por isso no ambiente escolar podemos suscitar a discussão ou a inquietação em nossos alunos ao expôr o questionamento da sua validade histórica e talvez possamos trazer em nosso fazer pedagógico a contradição de ideias e não uma visão única e acada dos fatos históricos.(...)






http://www.geledes.org.br/esquecer-jamais/179-esquecer-jamais/14120-o-13-de-maio-e-a-escola

sábado, 20 de abril de 2013

FIQUE POR DENTRO!! ABRIL 2013

Só haverá aula segunda (22.04.13) e sexta (26.04.13) 
23, 24 e 25 os educadores do Brasil vão parar as atividades! 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

SALVE 19 DE ABRIL! SALVE OS VERDADEIROS DONOS DA TERRA! OS ÍNDIOS!


                                       http://www.youtube.com/watch?v=Vblr6PrWYs4

Olá caríssimos alunos!!!
A partir do vídeo acima podemos perceber que é preciso resgatar o papel do índio na História e defender a sua luta por cidadania e direitos!!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

DIÁRIO DAS AULAS DO TERCEIRÃO!

Período: 08 a 19.04.13
Tema: a passagem da monarquia para a República!!

E o povo assistiu a proclamação da república bestializado!!

Analisando a charge podemos concluir qual o papel do golpe do 15 de novembro!!

















PARA SER UM ESTUDANTE DE SUCESSO!


Esteja de corpo e alma nas aulas

Estudante cansada
Muitos acham que simplesmente prestar atenção nas aulas não é importante para o estudo, acreditando que estudar se resume em debruçar sobre uma mesa lendo os livros. Isso não é verdade. Durante as aulas, busque esquecer todos os fatores externos que possam lhe incomodar, como preocupações com outros alunos e até mesmo com a vida. Prestar atenção no que o professor diz, mesmo sem copiar a matéria, é essencial para nos sentirmos familiarizados com o conteúdo.

Evite a ?decoreba?

Grupo de estudos
Decorar todos os textos e resumos de uma apostila não é, nem de longe, o melhor caminho para ir bem em História. O mais importante é a assimilação dos acontecimentos, e todos sabemos que é impossível decorar com precisão todas as informações históricas sobre um período, por mais curto que ele seja (a não ser que você seja um super-humano). O que o aluno precisa é entender o desenvolvimento do processo, enxergando como um evento desencadeia o outro. Se concentre em entender a história, e não em decorar datas, números e outras coisas que nos parecem importantes, quando na verdade não são.

Fale enquanto estuda

Homem conversando com estátua
Pode parecer coisa de maluco, mas falar sozinho durante os estudos é uma excelente maneira de se aprender algo. A explicação é simples: existe uma área em nosso cérebro específica para a fala, e quando falamos em voz alta ativamos mais partes de nossa estrutura cerebral, facilitando a assimilação das ideias. É nessa parte que são recomendados os grupos de estudo, em que os alunos conversam naturalmente sobre os acontecimentos. Transformar o estudo em uma atividade simples, cotidiana e comparando a história com os dias de hoje é outra excelente maneira de ir bem nas provas.

Por último, nunca confie em uma única fonte. Existem vários sites e livros sobre o mesmo assunto, e conhecer opiniões diferentes é essencial nos estudos.

DIÁRIO DAS AULAS DO 2o. ANO

Olá caros alunos!

Estamos estudando a passagem do feudalismo para o capitalismo. Para tanto é preciso uma revisão das estruturas (micro e macro) do sistema feudal e seu processo de desestruturação. Recomento uma olhada:

no Site:
http://soprahistoriar.blogspot.com.br/2010/05/pontos-sobre-o-feudalismo-reino-franco.html

nos  Vídeos:

 http://www.youtube.com/watch?v=21ATNLKuHyU.

http://www.youtube.com/watch?v=SDDdDlxNKG0&feature=related.


Desafio:


Como atividade nesta aula, os alunos irão produzir uma pequena tabela (cada aluno deverá fazer essa tabela em seu caderno), com as principais características do sistema feudal, como, por exemplo, aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais.

Alguns sites para a realização desta atividade:



FILME TAMBÉM É HISTÓRIA


Lista de filmes sobre a temática :
- As cruzadas;
- As aventuras de Robin Hood;
- O flautista Mágico;
- O incrível exército de Brancaleone;
- O senhor da guerra;
- A lenda da Flauta Mágica;
- O nome da Rosa;
- Lancelot.
(Lista de filmes retirados dos seguintes livros didáticos: MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2005; PAZZINATO, Alceu Luiz; SENISE, Maria Helena Valente. História Moderna e Contemporânea.  São Paulo: Ática, 2000.)

MENSAGEM DA SEMANA


DIÁRIO DAS AULAS DO 10. ANO (C e D)

Período: 15 a 19.04.2013

Quem precisa de História  e para que História? Iniciamos nosso processo de ensino-aprendizagem com esse questionamento. Convido vc a navegar pelos vídeos abaixo e por meio deles repensar o papel da História como ciência humana, das fontes históricas, do historiador e do homem como agente transformador dos fatos históricos. Vamos lá. Boa exploração!Forte abraço!


o historiador



Período: 08 a 12 de abril de 2013
- Acolhida
- Divulgação do blog
- Dinâmica

CALENDÁRIO ESCOLAR

ATIVIDADE

PERIODO

Jornada Pedagógica

01 e 02 de Abril de 2013

Inicio do Ano Letivo

03 de Abril de 2013

Recesso Junino

22 de Junho a 02 de Julho de 2013

Recesso Natalino

21 de Dezembro de 2013 a 05 de Janeiro de 2014

Total de Dias Letivos

200

Término Ano Letivo

23 de Janeiro de 2014

Resultados Parciais do Rendimento Escolar dos Estudantes

24 de Janeiro de 2014

Estudos e Avaliação Final

27 a 29 de Janeiro de 2014

Entrega das Atas dos Resultados Finais

30 de Janeiro de 2014